quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Relatório Excursão Pedagógica Vicência - PE


RELATORIO SOBRE A EXCURSÃO PEDAGOGICA A 
Escola Municipal Comunidade Cristã

A escola é um lugar onde a aprendizagem ocorre continuamente, vivenciando valores, construindo cidadania, portanto é um espaço ideal para debatermos, refletirmos e questionarmos os direitos e deveres da criança. 

Nesta perspectiva a turma E do Curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia - PARFOR da Universidade de Pernambuco-UPE orientada pela professora Zuleide Elisa Almeida Moreira na disciplina de Conteúdos e Metodologia do Ensino da História. Contamos com a presença das Profªs Ana Sotero e Jeane Costa. 

Desenvolvemos uma intervenção pedagógica lúdica na Escola Municipal Comunidade Cristã, situada na cidade de Vicência. A atividade didática interativa contou com conteúdos históricos apontados pelos professores do quadro da referida Escola. A proposta do grupo formado por: Aldenira Souza da Silva, Alice Márcia Ferreira da Silva, Bruna Renata Bezerra do Nascimento, Elisangela Maria da Silva, Rosa Damiana da Silva, Lindinalva de Andrade Silva, Fabiana Alves Mota Silveira, foi o de levar a reflexão da prática diária em relação aos direitos e deveres da criança. 

Esta atividade foi vivenciada de forma lúdica com apresentação da Turma do Chaves, estimulando a construção da autonomia das crianças em relação às suas vivências no espaço escolar e comunitário. A partir desta apresentação, tratamos de temas reais como a essência e a importância da escola no papel social, onde cada um de nós, que vivenciamos personagens de crianças (Turma do Chaves), refletimos sobre qual nossos direitos e deveres a partir do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Fundamentamos o ECA aos alunos através de ilustrações da Turma da Mônica com situações que tratam dos direitos da criança. Falamos alem disso do respeito, do amor, do dever, da obediência, da critica a partir dos momentos vivenciados com os alunos, momentos este que forem marcados por abraços e troca de olhar de gratidão. Para a criança foi visível a compreensão em relação ao direito ao lazer. Brincando a criança desenvolve capacidade que podem ser consideradas momentos de aprendizagem. Vivenciamos ainda uma oficina de pintura em relação ao tema abordado “Direitos e deveres da criança”. Foi de grande importância o resultado obtido pelas pinturas feitas pelas crianças, pois muitas trataram de afeto, de reconhecimento, de aprendizagem.

Um momento que registramos foi de uma das alunas gritando; perguntamos o que elas estavam desenhando e elas responderam que era sua escola, o lugar que mais gostava de ir. Este resultado realmente foi de grande valia para as crianças e para cada um de nós que tivemos o privilegio de compartilhar este momento com elas.

Na culminância desta intenção realizamos a dança da “desengonçada” que registra um momento lúdico e muito prazeroso para o corpo e para a mente. Vale salientar que, o foco principal deste trabalho foram as estratégias metodológicas que foram articuladas e construídas com muita eficiência.

Por fim a marca e o sentimento que nos resta foi de concluirmos e concordarmos com o pensamento de Gilberto dos Reis “Ser criança é acreditar que tudo é possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco, é se tornar gigante diante de gigantesco pequenos obstáculos. Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles. É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar. Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias. Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser”. 

Bom mesmo é voltar á ser criança e viver sem pensar nas dificuldades do amanhã!


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