quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Convivendo em harmonia, respeitando as diferenças


RELATÓRIO

Atividades apresentadas à Disciplina Metodologia do Ensino de História, sob a orientação da Profª Zuleide Elisa Almeida Moreira.

GRUPO: Rogéria, Rosineide, Ivaneide, Ivani, Lindalva, Socorro, Iozete.

AGRADECIMENTO

À Deus pela vida, pela inspiração e pelas pessoas que fazem nos sentir gente com seus  incentivos;

À nossa inesquecível professora Zuleide que sempre apostou em nosso potencial acreditando no nosso talento;

Às nossas colegas de Vicência: Alice, Rosa, Bruna, Elizângela, Lindinalva, Nira que foram o elo para que esta atividade se concretizasse e  transcorresse com eficiência;

Aos alunos  do 3º ano da Escola Comunidade Cristã pelo acolhimento e participação na aula;

Enfim, à todos que direta ou indiretamente colaboraram com nosso trabalho.
“Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervendo educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”
Paulo Freire

Esse relato refere-se a uma prática pedagógica realizada na Escola Comunidade Cristã em Vicência-PE, com alunos do 3º ano  dos anos iniciais, na disciplina de História com a temática “Convivendo em harmonia . Respeitando as diferenças!” ( Diversidade Racial ). O ensino de história deve respeitar as diferenças entre pessoas e povos, em diferentes contextos e contribuir para a formação do cidadão, a fim de que possa ser capaz de participar conscientemente da formação da sociedade e do mundo em que está inserido. Considerando-as um elemento importante da vida democrática, visando desenvolver a competência leitora, aprender a observar interpretar, emitir opiniões sobre assuntos que achem relevantes.

Assim, quando o cidadão tem consciência da sua importância, ajuda a construir um mundo melhor e isso forma a consciência histórica.

Com a aplicação dessa proposta foi possível diagnosticar que atividades interligadas  com o lúdico facilitam o ensino aprendizagem contribuindo para o crescimento do conhecimento do aluno. 

O conteúdo a ser sistematizado foi  levado para discussão em sala de aula de forma prazerosa  e lúdica, fazendo uma resgate da história passada para que fosse entendida o presente  de forma  à romper as barreira do preconceito, valorizando a diversidade, sabendo suas origens e evoluções tendo como subsídio didático a literatura infantil. 

Como sabemos, escola é um espaço de construção de saberes encontro de sujeitos mediatizados pelo professor.

Para que o aluno compreenda os fatos e consiga situá-los em seu contexto é necessário saber localizar alguns acontecimentos simples em uma sequência temporal e utilizar convenções cronológicas adequadas mediante o uso de linhas e outras representações gráficas. 

Por isso buscamos situar alguns acontecimentos, causas e consequências em ordem de importância. Tentamos  situar  os alunos na história com a vinda dos escravos ao Brasil através de slides com imagens claras e objetivas de toda essa trajetória, ressaltando os vestígios desses povos africanos na comunidade local, bem como sua contribuição para nossa cultura.

Para a sistematização do conteúdo abordado, trabalhamos com oficinas lúdicas uma vez, que os alunos não possuem o domínio da leitura e da escrita.

Foi encantador ver a interação dos educandos com a equipe, com os colegas. seus sorrisos.

A participação ativa dos alunos fazendo a correlação do conteúdo com seus conhecimentos de mundo.

No desenrolar de cada atividade proposta, víamos a sede de cada um em busca do novo, do diferente.

A atividade do quebra–cabeça para confeccionar o livro gigante da Menina bonita do laço de fita foi maravilhoso. Pudemos  analisar no caminhar da atividade, que mesma aguçava a sede de saber de cada um. Alunos que faziam a relação do texto verbal com o não–verbal.

A construção da boneca foi muito divertido porque eles foram além do proposto atribuindo nomes a cada uma.

O texto lacunado  e o jogo dos quatros erros despertou ainda mais o gosto pela escrita e leitura.

O momento da avaliação oral com eles foi riquíssimo, satisfatório pela alegria do momento vivido  e com a certeza de que fizemos a diferença e construímos novos saberes, proporcionando uma aula que fosse além de bancas enfileiradas. Fazer usos de novos espaços, com propostas diversificadas para o ensino de História.

Considerações Finais

Cabe ao professor e tão somente a ele, a tarefa de contribuir para a construção do conhecimento de cada um e ainda através de sua análise e sua inserção positiva permitir que os alunos desenvolvam-se integralmente buscando sempre valorização do indivíduo.

A atividade metodológica/campo participante foi significativa no processo de construção do conhecimento dos alunos acerca da temática apresentada.

Educando e educadores constroem juntos o conhecimento de forma emancipatória. Por meio da práxis do estudo do meio houve a apropriação do conhecimento.

A função do professor é permitir o acesso a uma formação cultural e científica de qualidade, permitindo todos, indiscriminadamente, meios para a efetivação desta tão propalada formação. Não podemos também dizer que a escola cumpre um papel de maneira individual, não. Ela hoje é parceira de outros segmentos sociais e não pode dissociar destes, pois não se constrói de maneira individual. Hoje há necessidade de inúmeras parcerias, o que legitima a verdadeira função escolar. O professor tem que estar adequado às novas exigências educacionais.

A relação entre ensino-aprendizagem se faz presente de uma maneira harmoniosa, quando o ensino apresenta métodos alternativos.

Consideremos que toda a atividade desenvolvida desde o planejamento até a execução da visita e o retorno para sala de aula finalizando o ciclo do aprendizado naquele momento foi muito significativo, tanto para os alunos como para nós docentes.
...ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos nem formar é ação pelaqual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso eacomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seussujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição deobjeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensinaao aprender... (FREIRE, 2004, p. 23).
Optamos por finalizar com essa consideração de Paulo Freire e pontuamos que o conhecimento nunca é acabado ele se constrói a cada momento e com certeza os alunos sempre terão na memória essa atividade lúdica e ao mesmo tempo o conteúdo abordado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário